6 de dezembro de 2013

RECOMENDO : O GRANDE DESAFIO ( FILME )

          

O enredo deste filme se passa em meio aos anos 30, época em que os Estados Unidos estava sofrendo uma grande crise econômica que ficou conhecida como a A GRANDE DEPRESSÃO que deixaram efeitos em vários países. Em uma cidade do TEXAS, o professor ( TOLSON ), um ativista politico da Faculdade de Wiley forma um grupo de debates, um dos diferenciais desse grupo é que ter uma mulher algo que nesta época era uma inovação que vinha d encontro com os movimentos sufragistas que includiam na Europa.
Tal grupo sai em viagens para competições com outras Universidades. O Professor Tolsom ensinava aos seus alunos que seus opositores eram apenas uma parte descordante de si mesmo e que o juiz da competição era deus pois somente ele podia decidir quem ganhava ou perdia.









a equipe de Debates da Faculdade de Wiley se torna imbatível, Sendo convidada a debater com a Universidade de HAVARD (mencionada no filme), o debate que causou maior impacto foi o que teve como assunto: OS NEGROS FREQUENTAREM AS MESMAS UNIVERSIDADES QUE OS BRANCOS. Na época em que se passa o filme por volta de 1930 ocorria muito o linchamento de negros, o preconceito racial era muito grande. O mesmo professor que formou o grupo de debates (TOLSON) promovia em sigilo reuniões para a criação de um sindicato de arrendatários e trabalhadores de terras, ele enfrentava grandes dificuldades, pois o comunismo não era aceito, tanto é que uma das reuniões foi invadida por opositores que agrediram todos os que estavam ali, ele teve que enfrentar ate mesmo o xerife, sendo preso, tal prisão causou grande impacto no grupo de debates levando a algumas universidades a desistirem dos debates e ate mesmo a desistência de um dos integrantes. A teoria que eles usam é de causar grande impacto, pois é algo tão simples, mas que faz toda a diferença, acreditar na sua capacidade de vencer, acreditar que as derrotas são apenas meios para depois se conquistar a vitória, e acima de tudo ACREDITAR NO PODER DAS PALAVRAS. Quando se faz isso não ganhamos apenas aprendizado acadêmico, ganhamos experiencia pessoal, deixamos de lado a hipocrisia e começamos a lutar por direitos.






O discurso de um garoto de 14 anos, James Farmer Jr, é um dos momentos mais emocionantes. Segue o discurso abaixo:

" Fazemos o que temos a fazer, a fim de fazer o que queremos fazer".



"No Texas, eles lincham os negros. Meus companheiros e eu vimos um homem amarrado pelo pescoço e incendiado, pendurado em uma árvore. Nós dirigimos através de um linchamento e ficamos abaixados no carro. Olhei para meus companheiros. Eu vi o medo em seus olhos e, pior, a vergonha. Qual foi o crime que este negro cometeu para ser enforcado sem julgamento em uma floresta escura, cheia de nevoeiro. Foi ele um ladrão? Seria ele um assassino? Ou apenas um negro? Foi ele um parceiro? Um pregador? Seus filhos esperavam por ele me casa? E quem somos nós para apenas estar lá e não fazer nada? Não importa o que ele fez, a multidão era o criminoso. Mas a lei não fez nada. Apenas deixou-nos com a pergunta: "Por quê?" Meu adversário não diz que nada que corrói o Estado de Direito pode ser moral. Mas não há Estado de Direito no sul dos EUA. Não quando aos negros são negados habitação, escolas e hospitais.Não quando estamos sendo linchados. Santo Agostinho disse: "Uma lei injusta não é uma lei para todos" O que significa que eu tenho direito, até mesmo o dever de resistir. Com a violência ou a desobediência civil. Você deve orar para que eu escolha a segunda."





















Fonte/Via


Nenhum comentário:

Postar um comentário